A tendência é o Design Minimalista

fevereiro 28, 2012 | 3 Comentários Blog Artigos Blog Artigos Designer

A tendência é o Design minimalista

Hoje em dia muitos designers tem uma certa fissura pela tendência do minimalismo. E com o crescimento desta tendência, cada dia vemos mais e mais artes minimalistas.

Mais você sabe ao certo o que é o Design Minimalista? para facilitar a vida dos clientes, e principalmente dos Designers, vou tirar aqui algumas dúvidas.

O que é Minimalismo?

A palavra minimalismo vem de um conjunto de movimentos artísticos e culturais, que ocorreram no século XX. Ele surgiu mesmo nos anos 60 no Estados Unidos, especialmente nas artes visuais, no design e na música.

O que define uma obra minimalista é ela possuir um mínimo de elementos. Uma pintura minimalista usa um número limitado de cores e formas geométricas simples e repetidas simetricamente.

O Minimalismo, resumidamente, é a redução de algo dando foco apenas ao essencial.

O Design Minimalista

O design minimalista é a criação de produtos baseados numa redução formal e com o uso de cores neutras. Mais atenção, um design minimalista não tem nada haver com ausência de cores, e sim ao uso correto delas.

Para isso devemos focar na experiência e as combinações com efeitos de percepção.

A também o uso desta tendência na criação de Posters Minimalistas. Que nada mais é que pegar a essência, o ícone de um tema (filme, programa, musica) e desenha-lo de uma forma simples, que facilmente você possa identificar do que se trata, sem ser necessário ler o nome dele.

 

Cartazes minimalistas


Web Design Minimalista

O uso do minimalismo no web design é a criação de um site “básico”. É como ao invés de incluir todos os itens, este site ser representado apenas com o essencial.

Criando Sites Minimalista

O que faz um site com design minimalista ser um sucesso? Veja abaixo algumas dicas:

  • Usabilidade

O foco do minimalismo é o conteúdo, é dar atenção para o que realmente importa. Mais isso não significa que devemos deixar de lado a forma acessível e nem a usabilidade na criação do site. Hoje temos em nossas mãos tecnologias como CSS3 e HTML5 para que possamos evitar o uso excessivo de algumas coisas. E quanto mais esta tecnologia crescer, mais fácil ficará de enxugar essas informações, porém mais difíceis de deixa-las de lado.

  • Combinação correta de cores

Como falei acima, design minimalista não tem nada haver com ausência de cores, e sim ao uso correto delas. A escolha e uso das cores num site é muito importante, e é ainda mais quando é um site minimalista. É importante lembrar que as cores é uma ferramenta muito poderosa, que ajuda a focar um conteúdo específico.
As cores no design minimalista é usada em uma quantidade menor que em um site comum, porém essas poucas cores usadas causam muito mais impacto.

  • Tipografia

As vezes menos é mais, e no caso da tipografia no design minimalista, é sempre mais.

Para compensar e causar um belo impacto, nada como usar as cores de modo correto, como citei acima, e também uma excelente tipografia. Ela é capaz de substituir muitos dos efeitos visuais comuns, que ficam perdidos num design minimalista, ainda mais a ausência de imagens.

tipografia www.studiomangarosa.com.br

  • Foco

Assim como todo projeto, a criação de um site usando o design minimalista requer muito foco e objetivo. Sendo necessário mais do que em outros projetos, pois no design minimalista achar o foco certo e saber aonde e qual informação precisa de destaque deve ser o inicio, meio e final do projeto.

  • Espaço em branco

Este espaço não precisa ser exatamente branco, espaço em branco se refere ao abrir espaço para a boa percepção.

O mais importante é usar ele de forma inteligente, fazendo com que o visitante se concentre no foco do site.
Um Design claro e objetivo, facilitando o usuário a encontrar o que quer com rapidez.

exemplo 2 www.studiomangarosa.com.br

  • Impacto das imagens

As imagens no design minimalista são usadas de forma eficaz, que ao invés de usar muitas imagens e gráficos para causar impacto, poucas e diretas imagens são usadas. O uso de imagens em poucas quantidades faz com que elas ganhem mais espaço e destaque.
Para Finalizar, o design minimalista é, obviamente, eliminar qualquer coisa que não é necessário.

 

exemplo 1 www.studiomangarosa.com.br

Espero que tenham gostado do texto, e que ele tenha ajudado vocês a tirar algumas dúvidas. Qualquer outra dúvida ou sugestão é só comentar abaixo :)

Quer copiar este post? Leia a Política de Privacidade do Blog Manga Rosa
  • http://espacodotanatos.blogspot.com/ Leandro Leite

    Não sou chato com a ortografia, mas ali em cima não deveria estar “Mas atenção”? =x
    Gostei do texto, bem explicativo.

  • Wanderson Sangreal

    Gostei bastante, não apenas da ideia de se usar esse tipo de Design, mas também de todo o conteúdo em si e das explicações!

    Poderia colocar alguns exemplos legais da utilização!

    Se puder, mande para o meu e-mail os links! Valew!

  • Vanderlei

    Mais acho que hoje em dia isso é valido. Se for parar pra pensar direito um site com poucos recursos pode parar nas primeiras paginas do google , fora que para passar informações existe as redes sociais. Logo acho que o grande trabalho ou seja o grosso da informação deixa apenas para as redes sociais, enquanto na pagina é só colocar os links para as redes sociais que usa.

    Existe bastantes ferramentas para por matérias, como se vc quiser colocar fotos tem o flickr, quer escrever algo , usa o tumblr, quer conversas rápidas e contatos , usa o twitter , fora o google+ e o facebook para colocar qualquer coisa. Musicas , podcasts usa o Soundcloud.

    Opção é que não falta pra facilitar o peso na pagina pessoal.